Renda Extra!

26 de abr de 2015

Minhas Receitas

Olá meus queridos,

Agora é minha vez de compartilhar com você uma receita que fiz para um jantar especial com meus primos queridos e amados.
Aprendi a receita no programa que acho maravilho, Cozinha Prática de Rita Lobo (GNT)
Risoto com Alho Poró e Raspas de Limão, não tenho costume de fazer pratos para mais de 4 pessoas, mas aceitei o desafio e vendo tantas cobaias claro que me empolguei. Abaixo segue a receita conforme tem no site.
Eu não segui a receita totalmente, mas pelas fotos vocês pode dizer, ficou bom??? :)
A calabresa usamos Josefina e picante, não usamos o salsão, e sim salsinha e manjericão, fora isso foi quase igual, claro que acrescentei creme de leite, queijo parmesão e manteiga no final do cozimento, meus risotos são assim.
Te digo que a pitada de cravo da índia e as raspas de limão fazem a diferença, impressionante. O vinho que utilizei foi seco, Chardonnay safra 2013, um vinho fresco e frutado da  Ventisqueiro, não era nada especial, mas foi um bom coadjuvante.

Risoto:

    2 xícaras (chá) de arroz para risoto
    2 alhos-porós (reserve as folhas de 1)
    1 cebola
    1 cenoura
    1 talo de salsão com as folhas
    2 colheres (sopa) de azeite
    ½ xícara (chá) de vinho branco
    2 folhas de louro
    1 pitada de cravo-da-índia em pó
    Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
    6 xícaras (chá) de água
    Raspas de 2 limões-taiti
    Caldo de 1 limão-taiti
    2 colheres (sopa) de manteiga
    ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

    Linguicinhas:

    • 6 unidades de linguiça calabresa aperitivo (cerca de 150g)
    • Azeite (para regar)

    Modo de preparo

    1. Risoto: Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola
    2. descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador
    3. lave, seque, reserve as folhas e fatie fino os talos de salsão e alho-poró. Leve uma chaleira com a água ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha a água quente durante o preparo do risoto. Leve uma caçarola média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, coloque a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até ficar transparente. Adicione a cenoura ralada e as fatias de salsão e deixe cozinhar por cerca de dois minutos, mexendo de vez em quando. Junte as fatias de alho-poró e as folhas de louro, tempere com o cravo-da-índia em pó e a pimenta-do-reino moída na hora a gosto e refogue por mais um minuto. Adicione o arroz, tempere com sal novamente e misture bem por um minuto - para envolver os grãos no azeite. Regue com o vinho e mexa até secar. Junte as folhas do salsão e do alho-poró e regue com duas xícaras (chá) da água fervente. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de cinco minutos, ou até secar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Quando o líquido secar, regue com mais duas xícaras (chá) de água fervente. Misture bem e deixe cozinhar por mais cinco minutos, mexendo de vez em quando, até secar novamente. Retire as folhas de alho-poró, de salsão e de louro. Prove e ajuste o sal - não salgue demais, pois o risoto será finalizado com queijo parmesão. Junte a água restante, mexendo vigorosamente. Não deixe secar: o risoto deve ficar bem úmido, pois ele continua cozinhando no calor residual da panela. Desligue o fogo. Misture o queijo ralado, as raspas e o caldo de limão. Junte a manteiga, sem misturar e tampe a panela por alguns minutos - só abra a panela e misture novamente na hora de servir. Enquanto isso, prepare o acompanhamento.

    Linguicinhas:

    Leve ao fogo alto uma frigideira, de preferência antiaderente. Quando aquecer, regue com um fio de azeite, distribua as linguiças e deixe cozinhar, virando com uma pinça para que todos os lados dourem por igual. Fatie cada uma em três pedaços e sirva como acompanhamento do risoto.

    Os primos gostaram e repetiram, que bom, vamos ao próximo prato minhas cobaias..:D

    • Bjoca e até a próxima!!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Olá, comente o que achou do blog ou do restaurante, isso me ajudará a melhorar sempre e também a falar melhor sobre os lugares. Deixe seu e-mail para contato também.
    É sempre interessante a gente manter contato.
    Obrigada.